PROJETOS AMBIENTAIS – FAMGOV

 

PROGRAMA LOGÍSTICA REVERSA – Lâmpadas usadas

Quando descartadas incorretamente, as lâmpadas podem poluir o solo e as águas, causando contaminação ambiental. De acordo com a Política Nacional dos Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010) os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de lâmpadas precisam fazer parte dos programas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor.

Nossa cidade possui pontos de coleta:

Verona materiais de construção; ContruPalmas materiais de construção; Ganchos casa e construção; Viveiro de mudas nativas (atrás da UBS de Palmas).


PROGRAMA LOGÍSTICA REVERSA – Pilhas e baterias

Fazer o descarte de pilhas e baterias usadas de maneira adequada é importante para evitar problemas ambientais e riscos à saúde e à vida das pessoas. A disposição final de pilhas e baterias usadas é regulamentada pela Resolução CONAMA Nº 401/2008.

Nossa cidade possui pontos de coleta:

Prado supermercado; ContruPalmas material de construção; Mercado Campos do Jordão; Mercado união; Mercado do Gago; Supermercado Baldança; Bem bom supermercado; Mercado Palmas mar; JS supermercado; Mercado Amilton; Mercado da rosa; Supermercado flores.

PROGRAMA LOGÍSTICA REVERSA – Eletroeletrônicos

Em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a proposta do projeto baseia-se no recolhimento e descarte correto de eletroeletrônicos. O ponto de coleta fica no viveiro de mudas nativas da FAMGOV, atrás da UBS de Palmas.

PROGRAMA LOGÍSTICA REVERSA – Pneus

Estima-se que o tempo de decomposição dos pneus seja de aproximadamente 600 anos. Por isso, foi aprovada uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA n° 416/2009) que estabelece leis e metas e obriga os fabricantes e importadores a darem uma destinação final adequada aos pneus que não servem mais.

Após a coleta em nosso município, o destino deste material é a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Tijucas, local indicado pelo IMA (Instituto do meio ambiente), onde temos um convênio de descarte consciente.


DESCARTE DE ÓLEO DE COZINHA

Estudos recentes apontam que um simples litro de óleo de cozinha usado despejado de forma indevida no sistema de esgoto pode contaminar até 25 mil litros de água. O óleo de cozinha usado torna ainda mais caro e complexo o processo de tratamento de água e esgoto para consumo humano, além de causar problemas nos canos das residências. Esse material prejudica o meio ambiente e torna-se um grande problema.


PROJETO GCR SEM BITUCAS

O projeto tem como objetivo a diminuição de bitucas proveniente de cigarros descartados no chão. Para isso, foi distribuído em diversos locais do município as bituqueiras feitas com cano PVC.

PROJETO MAR SEM ÓLEO

O objetivo principal do projeto é recolher o óleo descartado pelas embarcações marítimas. Para isso, foi distribuído de maneira estratégica em bairros pesqueiros do município, coletores de óleo lubrificante (papa óleo). Após a coleta, o óleo é destinado para empresas que ficam responsável pelo destino final do produto.

PROJETO MAR SEM LIXO

Em parceria com a Secretaria Municipal de Pesca, o projeto tem por finalidade a retirada do lixo do mar através das redes utilizadas por pescadores na pesca do camarão.

 COLETA SELETIVA

A Fundação do Meio ambiente atua diretamente na instrução da separação dos matérias reciclados, informando a população por meio de palestras, especialmente para a comunidade escolar.

VIVEIRO DE MUDAS NATIVAS

O viveiro de mudas nativas da FAMGOV dá suporte ao município para a arborização dos imóveis, através de doação de mudas da flora nativa da Mata Atlântica. Além disso, centenas de mudas são plantadas em áreas degradadas que estão passando pelo processo de recuperação ambiental no território municipal.